terça-feira, 29 de maio de 2012

7 dicas para Combater a evasão na Eja

1 Uso de variadas linguagens
O que é
Incorporar atividades relacionadas à arte e à cultura.
Por que dá resultadoUtilizar linguagens alternativas, como a música, o cordel e o teatro, facilita o aprendizado, principalmente de estudantes mais velhos, que geralmente têm mais proximidade com a cultura popular.
2 Reorganização do tempo
O que é
Elaborar um cronograma de aulas ajustado à disponibilidade dos alunos.
Por que dá resultadoOrganizar os dias e horários das disciplinas segundo as necessidades da turma garante o atendimento contínuo e a reposição de aulas.
3 Currículo contextualizado
O que é Construir um currículo que dê mais significado à aprendizagem.
Por que dá resultadoAssociar temas do cotidiano às disciplinas faz com que os alunos entendam o assunto com mais facilidade.
4 Articulação com empresas
O que é Entrar em contato com empresários do setor público e privado para estabelecer parcerias com a finalidade de facilitar o acesso dos alunos à escola e evitar atrasos.
Por que dá resultado
Melhorar o transporte público nos bairros escolares ou estimular os funcionários a estudar, flexibilizando o horário de trabalho, são bons exemplos de parcerias que podem ser sugeridas aos empresários.
5 Atendimento aos filhos
O que é Criar uma infrasestrutura para receber os filhos dos alunos.
Por que dá resultadoPara os alunos que não têm com quem deixar os filhos, levá-los à escola enquanto estudam pode ser determinante para que não faltem às aulas.
6 Atendimento individual
O que é Oferecer um plano de estudos personalizado segundo as possibilidades de cada aluno.
Por que dá resultadoPlanejar aulas de forma individualizada permite que cada adulto estude de acordo com seu ritmo e com o tempo disponível.
7 Acolhimento e merenda
O que é Oferecer refeição aos alunos e incentivá-los a estudar.
Por que dá resultadoOs estudantes que vão diretamente do trabalho para a escola não ficam com fome e podem se concentrar mais nas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário